Jogue no lixo um planejamento de meses com estes 8 imprevistos que podem ser previstos.

Organizar, planejar, conduzir um casamento é uma experiência desafiadora e enriquecedora, mas também muito estressante a depender da maneira como você gerencia os imprevistos. Leia este artigo e detecte, desde o primeiro sinal estes problemas que podem colocar seu casamento a perder e saiba como resolvê-los.

Sim!! Imprevistos acontecem. Mas você pode estar preparada(o) para eles se souber quais são e como podem impactar o seu Grande Dia. Veja aqui alguns imprevistos que podem transformar seu casamento numa experiência (NEGATIVAMENTE) inesquecível.

1. Um (ou alguns dos seus convidados de honra) se atrasou

Sempre oriento meus casais a pensar no conforto e bem estar dos convidados ao escolher o espaço para o seu casamento, pois a distância, o percurso, a clareza do endereço, fazem toda a diferença para que seus convidados cheguem na hora e cheguem bem. A maioria dos casais me ouve e pensa em como os convidados farão para estar no momento mais importante do seu casório: a cerimônia. Mas ainda assim alguns convidados se atrasam, e pior, alguns convidados de honra (padrinhos, madrinhas, pais das damas e pajens…) também se atrasam. E não são dois ou três minutinhos, são muitos minutinhos ou até horas.

O que fazer?

 Além de ficar atenta(o) às variáveis distância e qualidade do percurso até o local da sua cerimônia ou cerimônia/recepção, prepare mapas com a localização exata do espaço e envie para os convidados. Em tempos de tecnologia em alta, aposte também nos links dos aplicativos de localização. Uma solução que não gosto muito, mas que precisamos usar (até que aprendamos que hora é hora), coloque no seu convite em torno de 30 minutos antes do horário real no seu convite. Se o seu casamento está marcado para às 16h, coloque no convite 15h30. Não esqueça daquela conversa franca, clara e objetiva com aquela madrinha ou padrinho que sempre se atrasa.

2. Convidada que aparece de branco

Convidada linda do meu coração: Use branco em todas as festas que for durante o ano, desde que não seja um casamento. Bom senso é o mínimo que se espera de uma pessoa que convidamos para um casamento. Num casório o branco só é permitido se for um pedido expresso do casal. Caso contrário BRANCO É A COR DA NOIVA.

O que fazer?

Não é possível fazer muito, afinal de contas, bom senso, as pessoas tem ou não tem. Mas há algumas coisas que podem evitar este deslize:

Coloque no seu dress code de forma clara e objetva.

Ex.: Dress Code: esporte fino. Meninas NÃO USEM BRANCO

3. Tradições ultrapassadas

Cumprimentos de mesa em mesa, corte de gravata, lançamento de buquê são momentos que boa parte dos casais não querem mais ter no seu casório por causa de novas convicções e posicionamentos, mas alguns convidados esperam ansiosamente.

O que fazer?

Comentem, entre seus convidados, antes do seu casamento, o quanto estes costumes te causam incômodo.

4. Convidados que não foram convidados

Algumas vezes acontece de as pessoas se auto-convidarem para o seu casamento e, mais que isso, se sentirem à vontade para estar lá, mesmo sem ter recebido um convite oficial.

O que fazer?

Evite falar do seu casamento em locais que estas pessoas frequentam. Fale dos planos do seu Grande Dia apenas para as pessoas que dividirão este dia com você. E mesmo para estas, deixe sempre no ar aqueles momentos mais surpreendentes e preparados para encantar seus convidados. Em suma, quanto menos as pessoas souberem sobre o seu casamento, melhor.

E mais uma vez, bom senso é privilégio de poucos. Se ainda com todos os cuidados você se deparar com a pessoa logo na primeira fila, desfoque. Leve sua atenção para outra coisa ou para as pessoas que te interessam e enriquecem o seu dia. O “ser humaninho” está lá, e não há mais nada que você possa fazer.

5. O namorado da amiga

Aquela amiga namoradeira que vive oscilando entre solteira e namorando e foi convidada quando estava no modo solteira.

Ou aqueles que receberam trinta mensagens de confirmação de presença, não responderam nenhuma, mas, olha só… Apareceram no casamento.

O que fazer?

Se você conhece bem esta característica da sua amiga, se antecipe e deixe com ela um Plus One.

Agora, com o convidado que não confirma, pouco há a fazer a não ser escolher melhor seus amigos daqui pra frente. Afinal de contas, amiga(o) mal educada(o): melhor não ter.

6. Convidado que tem opinião (negativa) sobre tudo

Comentários mal elaborados e nada gentis podem levar um casal às lágrimas. Contudo, pouco há que se fazer nestes casos. Não é possível amordaçar as pessoas.

O que fazer?

Ignore solenemente todas as críticas. O casamento precisa ter a cara, o jeito, a personalidade de vocês. O desejo de alcançar a felicidade de todos nem sempre é atingido. Se alguém não conseguir se conter e fizer algum comentário deselegante, o problema é única e exclusivamente dela(e). Ser convidada(o) para o seu casamento é um privilégio dado a poucos e não um passe livre para ser mal educada(o).

7. As crianças

Sempre espontâneas, imprevisíveis e inquietas, são adoráveis e muitas vezes engraçadas, mesmo quando fazendo algo não muito esperado.

O que fazer? 

Importante lembrar que criança educada, tem pais educados e que sabem que devem conter e ficar de olho em seus filhos. Mas para que eles também possam curtir e aproveitar a festa e tudo o que você preparou para eles, que tal contratar um serviço de recreação infantil?

Além de evitar ações indesejadas dos pequenos, você ainda presenteará os pais com tranquilidade e a possibilidade de curtir o seu Grande Dia com plenitude.

8. Os convidados “non-stop”!

Evidentemente tudo o que vocês desejam, é uma festa cheia de atrações e momentos para serem lembrados eternamente. Mas em alguns casos isso é uma excelente desculpa para aqueles convidados que ignoram que “amanhã é um novo dia”. Isso pode não ser divertido. Pode, por exemplo, dar abertura para aquele convidado que bebe um pouco além do aceitável.

O que fazer?

Tenha no seu roteiro (tarefa para a sua super assessora), momentos de bebida farta, seguidos por momentos de uma pausa nas bebidas e mais comida. Um estômago bem alimentado, absorve melhor e não se rende facilmente ao excesso de bebida.

Todos estes imprevistos, certamente já estão no radar da sua Organizadora de Casamentos. É importante que ao contratá-la vocês tenham uma conversa clara e que a deixe ciente de tudo o que pode, não pode, é aceitável, é absolutamente inaceitável e principalmente conte para ela as possibilidades de ter alguns desses problemas no seu casório.

Muitas vezes, para a sua assessora, muito mais importantes do que os seus SIMs, são os seus NÂOs.

Gostou do artigo? Foi útil pra você? Me conte aqui nos comentários o que achou e não deixe de compartilhar com suas amigas e amigos pé no altar.

Siga-me nas minhas redes sociais.

Comente

*
*